
Tornou-se comum nas últimas temporadas animes que ao serem anunciados, não prometiam muito, sendo considerados pelo grande público apenas coadjuvantes diante de outras produções maiores. Pessoalmente cito dois exemplos em 2011: IS: Infinite Stratos, anime de mecha que mesmo não tendo uma história muito boa se tornou um sucesso instantâneo de popularidade; E Tiger & Bunny, pois quem diria que um anime de superheróis patrocinados por empresas de verdade conseguiria ganhar tanta força e se tornar uma das séries mais interessantes do ano até agora.
Na temporada atual, dois animes que ninguém ligava muito acabaram recebendo diversos elogios de todos que estão assistindo: Mawaru Penguindrum e the iDOLM@STER , a série que irei comentar neste post. Baseada em um jogo de música extremamente popular no Japão para XBOX 360 e Arcade, the iDOLM@STER demorou até bastante tempo para ser adaptado para anime (saiu em 2005 para Arcade e 2007 para 360), mas finalmente recebeu sua adaptação que ficou a cargo do excelente estúdio A-1 Pictures. Mas o que será que um anime basicamente harém tem de tão bom para se destacar dos outros?
the iDOLM@STER conta a história de uma agência de idols, chamada 765 Productions. Nesta agência há 12 meninas, com idade entre 13 e 21 anos que, recém debutadas, buscam o sucesso em diversos meios do “showbiz”. Seja cantando, dançando ou atuando, cada uma das 12 idols se esforça para dar o melhor de si e seguir carreira naquilo que gostam. Querem basicamente se tornar “top idols” ou “Tarento”, termo japonês que classifica personalidades que aparecerem regularmente na TV (A atriz/cantora Becky é um exemplo de Tarento).
A 765 Pro tem, além de 12 idols, 3 produtores e o presidente sendo que cada uma das 12 meninas tem uma personalidade diferente e é ai que a série começa a se tornar interessante. O primeiro episódio da série funciona como se fosse uma entrevista para a TV com todas as garotas mostrando como é a agência 765 por dentro, o que cada uma faz e quais seus objetivos. Tendo uma visão em primeira pessoa, o episódio funciona como se você fosse o entrevistador e as idols estivessem falando sobre a sua vida diretamente para o telespectador, sem intermediários. Foi uma sacada genial, afinal o jogo também é mais ou menos nesse estilo. Ao passar do episódio você vai percebendo que a agência é um lugar muito acolhedor, pois as meninas se divertem bastante e como a quantidade de personagens é muito grande, mesmo focando em uma de cada vez, as outras acabam interagindo entre si, tornando a série mais divertida. Gosto muito desse estilo de narrativa, principalmente quando a animação é boa, algo visivelmente perceptível em produções do A-1 Pictures, um dos estúdios mais competentes do Japão atualmente.
O nome de cada uma das meninas, seguido pelo nome de sua seiyuu é:
Haruka Amami (seiyuu: Eriko Nakamura) – A “principal” idol do jogo/anime.
Ritsuko Akizuki (seiyuu: Naomi Wakabayashi) – Idol da 765 Pro que se tornou produtora das meninas.
Makoto Kikuchi (seiyuu: Hiromi Hirata) – A idol tomboy da galere.
Ami Futami e Mami Futami (seiyuu: Asami Shimoda) – Irmãs gêmeas energéticas e que são as mais novas da agência em idade.
Hibiki Ganaha (seiyuu: Manami Numakura) – A idol maluquinha. Foi incorporada à 765 Pro no segundo jogo da série.
Yukiho Hagiwara (seiyuu: Azumi Asakura) – Idol que tem medo de garotos.
Yayoi Takatsuki (seiyuu: Mayako Nigo) – Jovem porém responsável que veio de uma família pobre.
Iori Minase (seiyuu: Kugimiya Rie) – A idol meio esnobe, com jeito de riquinha.
Chihaya Kisaragi (seiyuu: Asami Imai) – Séria e legal, é cantora e prefere ser chamada assim do que de propriamente idol
Azusa Miura (seiyuu: Chiaki Takahashi) – A Onee-chan de todas. A mais velha em idade, porém muitas vezes bastante inocente.
Takane Shijou (seiyuu: Yumi Hara) – Não gosta muito de falar da sua vida pessoal. Está sempre bem elegante e com um ar superior. Veio de outra agência.
Miki Hoshii (seiyuu: Akiko Hasegawa) – Junto de Takane e Hibiki, era membro do “Project Fairy”, grupo de uma agência rival. Assim como as duas outras integrantes, foi incorporada à 765 mais tarde.
Otonashi Kotori (seiyuu: Juri Takita) – É produtora das meninas junto de Ritsuko, apesar de servir basicamente de suporte.
Junto de todas elas temos “o Produtor”, personagem masculino da série que não tem seu nome mencionado, mostrando que mesmo parecendo um anime harém, o foco é totalmente nas idols da agência. Fico bastante curioso pela forma como irão desenvolver a série afinal o número de personagens é absurdamente grande e dar um episódio para cara uma delas seria meio inviável, sem falar que tornaria a série cansativa e principalmente repetitiva. Espero que mostrem de uma forma convincente um pouco do mercado idol japonês, afinal praticamente tudo no país do sol nascente relacionado a entretenimento gira em torno deles.
Imagens do Episódio:












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